terça-feira, 30 de julho de 2013

Limpeza ideal tem fio dental


Oi gente!!

   Hoje estou aqui pra falar sobre uma coisa muito importante na vida dos nossos filhos: a limpeza bucal!  E a pergunta mais frequente entre as mamães, além da tradicional 'a partir de que idade/momento devo escovar os dentinhos do meu bebê?' é se devemos ou não usar o fio dental em crianças pequenas. E a resposta é um bom e sonoro SIM!!

  Os nossos bebês devem ser apresentados desde bem cedo a uma limpeza bucal completa. Isto abrange a escovação dos dentes, a limpeza da língua e o uso do fio dental!  O mais importante disto tudo é que devemos sempre ser um espelho para os nossos filhos. Tu não podes esperar que teu filho escove os dentes com prazer, se tu não o fazes! E o uso do fio dental também entra neste 'miolo': devemos também usar o fio dental para a nossa higienização ser completa!

  Quando ainda são muito pequenos, os bebês não possuem dentes, mas a gengiva deve também ser limpa após as mamadas. Eu não digo (porque também não o fiz) que devemos fazer esta limpeza após cada mamada. Mas pelo menos 3 vezes ao dia, para que o bebê se acostume com o ritual da higienização. Pegue uma gase com um pouco de água limpa e coloque sobre o teu dedo, e faça a limpeza bucal do pequeno. Existem também artigos  próprios para esta limpeza, conhecidos como 'meias de dedo' ou 'luvas de higienização bucal'. 


(meia de dedo ou luva de higienização)



  Quando aparecerem os primeiros dentinhos, os cuidados devem ser ainda maiores. A limpeza bucal deve ser feita com maior cuidado até mesmo para não machucar a boca do bebê. Às vezes, com o intuito de limpar melhor o dentinho, podemos machucar o bebê e provocar um trauma, fazendo com que ele deixe de ter prazer na 'escovação'. Eu recomendo também os limpadores de gengiva, para que o bebê possa morder bastante (nesta fase da erupção dental eles querem morder tudo e babam muito!!) e aliviar a coceira na gengiva. A partir do momento que o bebê já têm dentes, pode-se introduzir o uso do fio dental, que fará a limpeza entre os mesmos, evitando a cárie e as placas bacterianas também.



(limpador de gengiva)

 Quando surgem os primeiros molares (os dentes maiores, que ficam na parte de trás da boca) deve-se trocar o uso da gase (ou luvas de higienização) pela escova dental. Alguns dentistas já recomendam o uso de creme dental a partir deste momento, e confesso que foi o que eu fiz aqui em casa. Pelo menos à noite, sempre usava o creme dental na Isa para garantir uma limpeza melhor. (Aqui quero fazer um parênteses: Alguns dentistas são contra o uso do creme dental enquanto os pequenos não sabem cuspir, mas pesquisas recentes apontam que a quantidade de flúor ingerida pelos pequenos na escovação - sempre assistida por um adulto, que deve colocar no máximo a quantidade do tamanho de um grão de arroz de creme na escova da criança - não causa a fluorose.). E o uso do fio dental a partir deste momento também deve ser obrigatório, além da limpeza da língua (com a própria escova de dentes). A cárie de mamadeira surge de maneira muito rápida e é facilmente evitada através de uma higienização completa na boca da criança. 


(fio dental infantil - sem cera)

 E para que tudo isto seja feito de uma maneira bem divertida e prazerosa para a criança é que devemos sempre fazer esta higienização de uma maneira alegre e divertida! Permita que teu filho brinque um pouco na água, ou que ele possa segurar a escova sozinho e brincar com esta, que será para o resto da vida dele, uma grande companheira! Dê o fio dental na mão dele, permita que ele se familiarize com os acessórios que auxiliam na limpeza. Cante! Invente uma música que o faça rir! Sorria! E boa sorte nas outras etapas do desenvolvimento do teu filho, porque a etapa da higienização bucal tu já venceste!



Um beijo (de hortelã!), Cássia.

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Nana, neném... mas mamãe e papai querem espaço também!


Olá gente!

   Hoje estou aqui para dar uma dica bem legal para aqueles papais e mamães que não querem desgrudar do seu baby nem na hora de dormir! Eu sei que muita gente tem opinião diversa sobre este tema (bebê dormir ou não com os pais), mas como eu sempre digo aqui: eu não estou aqui para mostrar o certo ou o errado. Estou aqui para dar a minha opinião sobre os temas da maternidade, mostrar o meu ponto de vista das coisas, aprender com cada nova fase da minha filhota e tentar passar um pouco da minha experiência!

  A Isa, como vocês já sabem, nasceu prematura. Os bebês prematuros (não sei se todos, mas ouvi isto da médica no hospital) não conseguem manter a temperatura do corpo e sentem muito frio! Aqui, pasmem, tanto a médica do hospital onde a Isa nasceu quanto as enfermeiras RECOMENDARAM que ela dormisse comigo nos primeiros dias! (Incrível que eu estava na maternidade dividindo o quarto com outra mamãe, cuja bebê nasceu de parto normal e não era prematura…. e esta mamãe recebeu a mesma recomendação!). 

  E, vamos falar sério: quem quer se desgrudar daquela criaturinha linda e pequenininha que há 'pouquíssimo' tempo saiu de dentro de nós? Eu vou contar como foi que, naquela época (há uns 2 anos atrás kkkkk), eu pensei: Gente, eu não conseguia desgrudar meus olhos dela. Quando ela dormia, eu queria velar seu sono, queria ficar pertinho, queria sentir seu cheirinho… e quando ela ficava na caminha dela, mesmo ao lado da minha cama, eu acordava de hora em hora pra ver se ela estava bem! Então foi que resolvi, para o bem dela e para o meu bem estar (sim, eu dormia mil vezes melhor quando ela estava comigo!) que ela iria ficar grudada em mim.

  Pensei em comprar aquelas caminhas pequenas, chamadas camas auxiliares, mas o problema deste tipo de cama é que são apenas para bebês muito pequenos, e depois a gente não pode reaproveitá-las.







         ( foto retirada do site meumoveldemadeira.com.br )


  Foi então que resolvi adaptar o bercinho que eu já havia comprado pra Isa e 'acoplá-lo' à minha cama de casal.




   Eu retirei uma lateral do berço e o prendi à minha cama com um cinto (sim, um cinto velho do meu marido, como vocês podem ver na foto!). Fiz isto para o berço não 'escorregar' e se afastar da minha cama, porque muitas vezes a Isa rola e fica exatamente entre as duas camas. Para ela ficar mais na caminha dela, coloquei aquele travesseiro de amamentar na parte que divide as duas camas. Aqui mais uma dica: No caso da minha cama, fica uma fenda (um buraco) entre a cama e o berço. Eu 'tapei' este buraco com o protetor lateral do berço que ficaria exatamente na lateral do berço que foi retirada. Assim meu anjinho fica protegido, fica ao meu lado durante a noite e, ao mesmo tempo, eu e meu marido temos espaço suficiente na cama, sem precisarmos fazer aquele 'malabarismo' todo que vocês bem conhecem, porque, quando um bebê vem para a cama dos pais, o pequenino é a pessoa que fica com o maior espaço da cama. CONCORDAM??

  E vocês, como fazem? Estou louca pra conhecer a história de cada um de vocês! Contem-me!!


 Um beijo, Cássia.

Shampoo + tônico pra queda de cabelo

Oi gente! 
Como o prometido para as gurias do Instagram ( @mamae_gaucha ) esses são os dois produtos que uso e me ajudaram muito com a queda de cabelo pós -parto!

Meu cabelo é oleoso e no dia que uso o shampoo fica  muitooo lindo meu cabelo! 

O indicado é usar 3 vezes por semana. 


O tônico deve ser aplicado na raiz do cabelo ainda molhado, é tipo um álcool, depois evapora. 



Beijão da Fer e do Gael


quinta-feira, 25 de julho de 2013

Queda de Cabelo Pós - Parto

Até a Mona  sofreu!
Todas as mulheres sofrem alguma perda de cabelo no período do pós-parto, umas mais que outras, explica a dermatologista Sandra Johnson. 

Durante a gravidez, as mudanças hormonais fazem com que a queda de cabelo natural, que todo mundo tem, diminua. O cabelo, em geral, fica mais forte e grosso. Você não notou no ralo do banheiro, quando lavava a cabeça, grávida, que havia menos cabelo lá? É o mais comum de acontecer. Os folículos capilares entram na chamada "fase de repouso". 

Quando o bebê nasce, os hormônios voltam ao normal -- mais ou menos cerca de três meses depois do parto --, e todo o cabelo que não caiu durante a gestação começa a cair. E é aí que você percebe e se assusta, achando que vai ficar careca. 

Além disso, especialistas afirmam que outros fatores, como estresse, cirurgias e mudanças rápidas do peso corporal também podem provocar queda de cabelo, pelo mesmo mecanismo. O problema é que uma mulher grávida tem grandes chances de passar por tudo isso ao mesmo tempo, quando o bebê nasce. 

A queda de cabelo normal de uma mulher adulta é de 100 a 125 fios por dia. Nos meses do pós-parto, você pode perder até 500 fios por dia, o que é muito, porém não o suficiente para deixá-la careca. É apavorante ver todo aquele cabelo no ralo, no chão, na escova, nas roupas pela casa. Mas procure não entrar em pânico, porque a situação tende a melhorar, mesmo que demore um pouco. 

O cabelo parece cair mais quando você está lavando a cabeça ou secando com secador, por isso talvez valha a pena diminuir a frequência da lavagem e deixar o cabelo secar naturalmente para ver se a queda se ameniza um pouco (pelo menos a sua aflição). 

Por outro lado, a queda constante de cabelo em situações públicas e de trabalho pode ser um problema. Se é isso que incomoda você, procure lavar o cabelo e escovar bem em casa. Assim quase todo o cabelo que tem de cair cai numa situação controlada, e não a toda hora e em qualquer lugar. 

Nada disso é solução. São só estratégias para tentar amenizar o incômodo e a sensação ruim que a queda de cabelo deixa. 

Pode ser que você note uns cabelinhos novos nascendo no couro cabeludo, bem perto da testa, e ficando espetados, quando a queda de cabelo melhorar. Às vezes usar franja ou usar um comprimento mais curto nessa fase ajuda a disfarçar a falta de volume. 

Mais ou menos seis meses depois do parto seu cabelo já deve ter voltado ao "normal". Isto é, pode ser que ele mude, pois esta é mais uma das surpresas da maternidade: um cabelo que era liso pode ganhar ondas, o ondulado pode ficar mais liso, o seco pode ficar oleoso e vice-versa. Imagina-se que essa diferença se deva às grandes mudanças hormonais por que o corpo passa. 

Se o cabelo continuar caindo bastante cerca de seis meses depois do parto, fale com o ginecologista ou procure um dermatologista. A queda de cabelo pode ser sinal de anemia ou de problemas na tiroide. 

Outro ponto que vale ressaltar é que a queda normal de cabelo no pós-parto é homogênea, ou seja, não se abrem "buracos" ou "claros" só em um ponto do couro cabeludo. Se começarem a aparecer falhas, procure o médico mesmo antes dos seis meses, porque o motivo pode ser outro. 

Minha experiência pessoal me diz que sim, cai  muito cabelo, e sim achei que ia ficar careca!
Fui na dermato e ela me passou um tônico e um shampoo de pimenta manipulado e está funcionando!!!

No próximo post, coloco a foto e a fórmula, uma vez que pode ser usado por qualquer mamãe que amamente e nãotenha alergia aos componentes da fórmula!


CUIDE BEM DOS CABELOS

Veja dicas para diminuir a queda e recuperar os fios perdidos:

- Mantenha bons hábitos alimentares. A alimentação correta, com o suporte adequado de nutrientes, é fundamental para evitar e conter a queda do cabelo após o parto. Caso seja necessário, procure um médico ou nutricionista para fazer a reposição de vitaminas e minerais. Beber água é fundamental. A ingestão de líquidos é importante para todos os tecidos, inclusive o capilar;

- Mantenha a boa higiene das madeixas e do couro cabeludo. Use sempre produtos de qualidade. Aplique xampus, condicionadores e cremes adequados ao seu tipo de cabelo –seco, oleoso, fino, com química. E de preferência da mesma marca, pois assim os itens se complementam e há um equilíbrio. Leia mais sobre lavar os cabelos corretamente aqui.

- Evite processos como tinturas e alisamentos. Pelo menos durante essa fase, não submeta os fios a descolorações profundas com amônia ou processos que alteram a estrutura do fio. Não utilize secador muito quente e evite o uso de chapinha. Para mantê-los bonitos, faça hidratações frequentes. Uma vez por semana, no salão ou em casa;

- Cuide do seu corpo e mente. Tente se manter no seu peso ideal, pois o sobrepeso contribui para a ocorrência de alterações hormonais, que afetam o cabelo, e controle o estresse. Se preciso, procure ajuda terapêutica para ter equilíbrio (que faz bem à mãe, ao bebê e os cabelos).


Beijos da Mamãe Gaúcha,
Fernanda Bravo

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Picolé de Nutella


Receitinha gostosa pra fazer para os pequenos quando começar o calorzinho:

Ingredientes:

3 copos de leite
1 pote de nutella

Modo de fazer:

Misture tudo no liquidificador, coloque nas forminhas de picolé (ou saquinhos para sacolé) e coloque para gelar.
(Até ficar durinho!!)

É muito fácil de fazer, e a gurizadinha adora! (E as mamães também)!!
Fica muito cremoso!

Experimentem!!



Um beijo, Cássia

sábado, 13 de julho de 2013

Fofura do Dia!!



  
              Fofura!!!

        Um ótimo final de semana pra vocês!

               Michele

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Recall de cadeirinhas de bebê : IMPORTANTE!!!



As marcas de produtos infantis Galzerano, Chicco e Burigotto anunciaram recall da fivela do cinto de segurança de cadeiras de bebê para automóveis (bebê-conforto) em razão do risco de abertura do fecho em caso de batida e eventual desprendimento da criança do dispositivo.




RECALL DE FIVELAS DE CADEIRAS DE BEBÊ
Marca
Modelos
Contato
_______________________________________________________________________________
Galzerano
Piccolina
0800 773 0330
_______________________________________________________________________________
Burigotto
Neonato, fabricadas entre janeiro de 2010 e maio de 2013
0800 770 2298
_______________________________________________________________________________
Peg-Pérego
Tri-Fix K e Navetta XL, fabricadas entre janeiro de 2010 e maio de 2013
0800 770 2298
_______________________________________________________________________________
Chicco
Auto-Fix, equipados com o dispositivo “Daphne 0” e comercializadas entre 1º de janeiro de 2010 e 16 de maio de 2013
0800 2000210

_______________________________________________________________________________

Segundo a Secretaria Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça, a campanha de chamamento envolve o modelo Auto-Fix, da Chicco, equipados com o dispositivo “Daphne 0” e comercializadas entre 1º de janeiro de 2010 e 16 de maio de 2013. No caso da Burigotto (que também distribui os produtos Peg-Pérego), fazem parte da campanha de recall os modelos Burigotto Neonato, Peg-Pérego Tri-Fix K e Navetta XL, fabricadas entre janeiro de 2010 e maio de 2013. A Galzerano informou que o recall envolve os modelos de bebê conforto do modelo "Piccolina".

De acordo com a Burigotto, a campanha abrange 5.122 produtos colocados no mercado de consumo. Já a Artsana Brasil Ltda (Chicco) informou ao governo que o recall abrange 7.842 unidades. A Galzerano não informou quantas unidades fazem parte do chamamento.

“Quanto aos riscos à saúde e à segurança, a empresa destacou que o defeito detectado no fecho fornecido pela empresa italiana pode resultar na abertura do cinto de segurança da cadeira/berço em caso de impacto do veículo, o que, segundo o Departamento Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), pode acarretar lesões graves às crianças e a demais ocupantes do veículo”, afirmou a secretaria, em comunicado.


fonte: G1.com


abs Fer!

Receitinha de Churros

Hoje vou postar aqui uma receitinha bem fácil de churros. Uma boa idéia de lanchinho da tarde!! É uma receita bem rádida, que pode ser feita até quando chegam aquelas 'visitas surpresas' em casa....

Gostou? Então confira ai:

Ingredientes:


  • 1 e 1/2 xícaras de leite
  • 1/2 xícara de água
  • 2 colheres de margarina ou manteiga
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • Sal a gosto

Modo de fazer: 


  1. Coloque em uma panela o leite, a água, a margarina ou manteiga e o sal
  2. Quando o leite ferver coloque a farinha e mexa bem, até soltar do fundo da panela (é bem rápido)
  3. Coloque a massa em um saco de confeiteiro, com o bico pitanga
  4. O saco deve ser bem resistente, pois a massa não é muito mole
  5. Faça tirinhas e frite
  6. Passe na canela com açúcar e sirva
(receita retirada do site http://tudogostoso.uol.com.br )

Os churros podem ser feitos bem fininhos, como na foto, aí eles ficarão mais crocantes! Se forem feitos mais 'grossinhos', podem ser recheados com doce de leite!

Bom apetite!  

Cássia.


sábado, 6 de julho de 2013

Atenção mamães!!


Síndrome do bebê sacudido!!



Quando dizem que todo cuidado com bebês é pouco, ninguém esta exagerando. A maioria dos pais não sabe, mas mesmo sem querer, pode causar uma lesão grave em seus pequeninos apenas por chacoalhá-los. O nome disso? Síndrome do Bebê Sacudido.
Um chacoalhão em bebês é extremamente prejudicial para a saúde deles. Esse ato, também conhecido como a síndrome do bebê sacudido, em geral acontece em casos extremos, quando a criança sofre agressões num momento de descontrole de quem está cuidando dela e a balança com força pelos braços, num movimento para frente e para trás sem apoio da cabeça. 
Essas crianças devem receber assistência médica imediata. Qualquer lesão cerebral que tenha ocorrido só tende a piorar sem o tratamento adequado, pois estes traumas podem causar hemorragia, mesmo que não existam sinais externos (hematomas, fraturas do crânio, fraturas múltiplas etc.)
Bom, este é um post muito complexo e cheio de curiosidades. Comentarei mais em outros posts.
Fique tranquila! A síndrome do bebê sacudido está relacionada a movimentos bruscos, agressivos, não com um balançar suave de uma mãe querendo ninar seu bebê!


                                                                                           Até mais,



                                                                                                     Michele


















Never Shake a baby!!!

olhem esse vídeo!!


quarta-feira, 3 de julho de 2013

hahaha parecia eu!!


Nosso encontro é neste sábado!!


Bom Dia suas lindaaaaaas!!! Estou muito animada para o nosso encontro de sábado! Falta pouco para nos conhecermos ou nos reencontrarmos!
Vou listar o nome das queridas que confirmaram presença no encontro, assim se faltar alguém para confirmar, por favor confirme NESTE POST!
Lembrando que o local dispõe de babá e oficina para os pequenos, a oficina custa R$30,00.
Sábado- 06.07.13 – às 15:30 no Amamãe -> Rua José Antônio Aranha 85, Três Figueiras, Porto Alegre Fone: 3907-9865
Instagram:
JUCAJADO
CLEIAMAGALHAESMARQUARDT
KRISTALINA
ADRIANAMOESCH
MIPLACHI
FOFOCADEMAE
BLOGMINHAPRINCESASOPHIA
NICOLELOESER
Facebook:
Fabiana Torres
Clarissa Franz
Letícia Monteiro Pereira
Tanize ferreira
 — com Lê GrothFabiana TorresTanize FerreiraTalita AzevedoLeticia Monteiro PereiraClarissa Franz e Gente miúda.