quinta-feira, 13 de junho de 2013

Ah, mas com o meu filho vai ser diferente…



 Quantas vezes você já ouviu (ou disse) esta frase? A partir do momento que é mãe, a mulher torna-se também uma 'tábua de tiro ao alvo' de tantas críticas que recebe das pessoas à sua volta! Mas, por incrível que pareça, ela torna-se também uma crítica feroz às atitudes e aos 'devaneios' das outras mamães que conhece. Não é assim?

  Já desde antes do nascimento começa-se com a crítica em torno do tipo de parto: 'Cesárea? Não acredito!… Isto é uma cirurgia, cheia de riscos como qualquer outra! O melhor parto é o natural/normal por este e por aquele motivos… blá blá blá.' Ou também: 'Parto normal? Pra quê? Por que vais deixar teu bebê sofrer antes mesmo de conhecer o mundo? O bebê sai com a cabeça deformada, pode engolir água do parto, etc, etc, etc.' Quem nunca ouviu isto?

  Já na fase da amamentação, como já citei no texto anterior, é o dilema: 'Nossa, mas teu bebê ainda mama? Já está grande!'.. Ou então: 'Não vais amamentar? Estás tirando do teu bebê o seu melhor alimento.' (Não estou aqui entrando no mérito da amamentação, mas das críticas que ouvimos! Também sou super a favor da amamentação, como já postei antes!).

  Na fase dos alimentos, então, parece que as críticas tornam-se ainda mais volumosas: 'Antes dos 6 meses já deste algo pro teu bebê comer? Isto é errado, ele precisa somente do leite materno…' ou 'Vais começar com frutas antes dos legumes? Ele só vai gostar de doces! '… ou ainda 'Já está dando coisa doce pro teu bebê? Ai, que horror… só darei pro meu bebê quando ele completar 'tantos' meses….' . E por ai vai…

  O problema maior é que as pessoas não se dão conta, de que os filhos da gente não seguem aquele 'script' da novela das oito, onde todas as crianças são super comportadas, se alimentam só de coisas saudáveis, são calmas e não choram! Em casa, temos crianças 'de verdade', que brigam, que choram e gritam, que têm suas vontades e seus 'chiliques'. Robôs, meus amigos, só em filmes!

  Então, antes de criticar qualquer mãe por suas atitudes com o seu filho, pense nos teus filhos em casa! Não diga 'com o meu vai ser diferente', porque, provavelmente, não será! As crianças, normalmente, não saem como planejamos! Diga somente 'com o meu filho FOI diferente' quando ele já passou por esta mesma fase que o filho da tua amiga está passando! E, se quiser, ensine pra ela o 'teu truque'… se o teu truque funcionou! Porque ficar criticando sem pelo menos ter vivido a mesma situação… É MUITO FÁCIL!!



(Isabella, 1 ano e 9 meses, comendo picolé na praia)




Um beijo, Cássia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário