Há alguns dias recebi um pedido especial: Ajudar àquelas mamães que tem filhos que simplesmente não querem comer NADA! Eu sei que não há fórmulas mágicas para fazer com que as crianças comam, mas pesquisei em alguns sites aqui da Alemanha pra trazer alguns tópicos para vocês! Infelizmente, nenhuma novidade, mas às vezes basta que tomemos um 'cutucão' para acordarmos, não é assim? Bom… começando:
Dicas para a criança comer melhor:
1) Tente não xingar: Em muitos casos as crianças provocam brigas na hora da comida, para obterem a atenção dos pais. E, se os pais 'entram no jogo' dos filhos, estimulam-os ainda mais a continuarem a birra.
2) Tolere o gosto deles: não fique chateada se a criança quiser comer somente macarrão ou panqueca. Um estudo da Universidade de Stanford comprovou que, mesmo as crianças que são muito seletivas com a comida, enjoam de comer somente um tipo de alimento e, depois de um tempo, irão buscar as vitaminas e minerais que necessitam.
3) Olhe para o teu próprio estilo de alimentação: É óbvio que a tua alimentação influenciará na do teu filho! Quem nunca come fruta/legume com prazer, não poderá esperá-lo dos filhos! O exemplo sempre foi o melhor orientador!
4) Influencie positivamente seu filho: Tu também influenciarás na alimentação do teu filho, se tu comeres algo com prazer na presença do pequeno! Isto vale principalmente para os alimentos saudáveis, como fruta, legumes e verduras!
5) Família reunida para as refeições: Crianças comem mais fácil quando a família está reunida à mesa, apontam especialistas. Isto tira a atenção de cima da criança.
6) Não desista fácil: 'Se a criança não conhece o alimento, é normal que reaja contra; isto faz parte da evolução do ser humano'. Se não funcionar numa primeira vez, tenta outras vezes! 'Infelizmente existem crianças que precisam de um tempo maior para se acostumarem com alimentos diferentes'. Estudos dizem que, somente depois da 18a tentativa é que os pequenos tendem a aceitar o alimento novo.
7) Ofereça alimentos de formas variadas: Por exemplo, com a batata tu podes fazer um purê, uma salada de batatas, batatas refogadas (na manteiga) no palito, etc. Crianças tendem a experimentar alimentos que são apresentados de formas diferentes, e rejeitam os alimentos que são 'apenas colocados' sobre a mesa.
8) Faca uma combinação de alimentos diferentes: Combine alimentos que a criança goste, com aqueles que ela não gosta. Por exemplo, refogue legumes com Ketchup (um pouquinho, para ela sentir o gosto).
9) Não argumente com a criança: Mais que improdutivo é argumentar com a criança, principalmente com frases tipo 'coma porque é saudável/faz bem'. Elas associam diretamente o 'saudável' com o 'não é gostoso'.
10) Não force: Brigar com a criança a cada refeição só deixa os pais ainda mais aborrecidos e nervosos. Oferecer alimentos gostosos à criança é uma tarefa dos pais, mas decidir o que e quanto ela comerá deve ser uma decisão da criança (para crianças que já sabem decidir o que comer, para pequenos deve ser uma tarefa dos pais). Mas aqui a minha dica: de nada adianta também a criança sentar à mesa e não comer nada, sabendo que mais tarde ganhará 'aquele biscoito delicioso' de alguém. As crianças sabem também como 'ludibriar' os pais, fazendo-os atender às suas vontades! E não adianta ficarmos com pena e pensarmos: ela não comeu nada, deve estar com fome (ai amenizamos a nossa 'culpa' por dar a 'porcaria' desejada pela criança!). Criança com fome come comida!
(Texto adaptado do Jornal Kölner Stadt Anzeiger - http://www.ksta.de/ernaehrung,15938556,12005520.html )
Estas dicas foram traduzidas (tradução livre, feita por mim) de um site alemão. Eu tenho algumas sugestões adicionais que acho importantes trazer para vocês:
11) Não encha a boca da criança com comida: Na tentativa de 'acabar mais rápido' com a comida do prato, muitas vezes os pais enchem a colher e colocam na boca da criança. Esta fica ali, mastigando com a boca cheia, sem sentir o gosto de nada, e fazendo ânsia até engolir 'tudo'. Mais vale umas 3 ou 4 colheres pequenas que a criança coma com vontade, do que 2 cheias que ela engolirá por obrigação. Tu estás formando a personalidade do teu filho!
12) Dê nomes engraçados aos alimentos: Aqui em casa, tentei dar broto de feijão para a Isa e ela cuspiu tudo. Uns dias depois, refoguei os mesmos brotos de feijão (na manteiga e com um pouco de molho shoyo - molho de soja) e disse que eram flores. Pronto! Ela come até hoje e ama comer flores!!
13) Não prometa nenhuma recompensa se a criança comer a comida: Refeição é coisa séria, e não deve ser associada à recompensa ou castigo.
Eu tentei aqui analisar os principais pontos para que nossos pequenos comam bem! Mas lembrem-se: não há milagre. Devagar se vai ao longe! Temos que, muitas vezes, mudar primeiramente os NOSSOS hábitos, para depois tentar mudar o dos nossos filhos! Eu sei que é difícil fazermos uma auto-crítica e enxergarmos os nossos erros (sim, os erros são nossos!), mas tudo isso é por uma causa nobre: O BEM ESTAR DOS NOSSOS FILHOS!!
(Isa comendo milho verde)
Um beijo, Cássia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário