segunda-feira, 10 de junho de 2013

Amamentando...



O assunto de hoje continua sendo a amamentação! E não poderia ser diferente… este é o 'único' tipo de alimentação do nosso bebezinho pelos seus primeiros 6 meses de vida (ok, sabemos que existem aquelas mães que não amamentam - por que não querem ou porque não podem) e é um dos elos mais fortes que liga a mamãe ao seu bebê!

  Amamentar é um ato de amor… nós damos o nosso melhor para aquele que consideramos ser o 'nosso melhor'. Sim, nós damos o nosso melhor! Porque o bebê suga, com o leite, toda nossas  vitaminas e minerais, e também nossa energia! O início da vida de um bebê é também o início da nossa vida como mãe, e isso mesmo que já tenhamos filhos, porque cada filho é diferente do outro! Nos deparamos, a cada instante, com uma situação nova, diferente de tudo o que já nos foi contado, diferente de tudo o que já lemos em revistas e livros ou até do que já vivemos com outros filhos. E as dúvidas que temos são proporcionais à fome do pequeno! Incrível!!

  Cada médico que consultamos, tem uma opinião diferente sobre a amamentação. De cada mãe ouve-se uma 'dica diferente'. Mas, então, o que é o certo? Na minha opinião, o correto é quando conseguimos suprir a necessidade DO NOSSO BEBÊ! Os outros, não importam! Nem o médico, nem o pediatra e nem a vovó estará ao teu lado quando teu bebê resolver chorar de fome às 3 da manhã, sendo que às 2:00h ele já havia mamado os seus '15 minutos' recomendados pelos pediatras!

  Aí existem aquelas que falam: 'deixa chorar'… (hoje mesmo ouvi de uma mamã o seguinte, quando sua bebê chorava copiosamente no carrinho: ela está infeliz!). Gente! O que é isto? Bebês não choram de infelicidade, ou porque no momento 'querem chorar'. Choro significa que algo não está bom! É a fralda: troca-se; é frio: se aquece; é medo: pega-se no colo;… e se é fome: que se dê alimento! É a minha visão do ser mãe! Carregamos o bebê no ventre por 40 semanas; ele conhece nossa voz, nosso cheiro, nosso andar… ninguém conhece este bebê melhor do que nós mesmas!

  Eu amamentei a Isa até ela completar 1 ano e 2 meses (!!). E sempre que eu percebia que ela tinha fome, eu a amamentava! De 1 em 1 hora, de meia em meia hora, de 3 em 3 horas… quando ELA tinha necessidade, e não pelo relógio, ou pelo pediatra, ou quando EU queria! Quando ela queria! E pelo tempo que ela necessitava também! A única 'regrinha' que eu adotei, foi a de 'cada vez que eu a amamentava, dava somente UM peito! A próxima mamada seria no outro, e assim por diante!' E, querem saber: funcionou! Ela nasceu com 2145g (de 33 semanas) e com 3 meses já pesava 5640g, o 'recomendável' para um bebê desta idade.

O que posso dizer: sigam o coração de vocês. E o instinto materno também; este nunca nos deixa de lado! Tive muitas noites 'mal dormidas', passei muitos dias com olheiras, mas se pudesse, faria tudo novamente. Igualzinho ao que já fiz! Porque, eu não escolhi ser mãe, EU FUI ESCOLHIDA…

Um beijo, Cássia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário