terça-feira, 30 de julho de 2013

Limpeza ideal tem fio dental


Oi gente!!

   Hoje estou aqui pra falar sobre uma coisa muito importante na vida dos nossos filhos: a limpeza bucal!  E a pergunta mais frequente entre as mamães, além da tradicional 'a partir de que idade/momento devo escovar os dentinhos do meu bebê?' é se devemos ou não usar o fio dental em crianças pequenas. E a resposta é um bom e sonoro SIM!!

  Os nossos bebês devem ser apresentados desde bem cedo a uma limpeza bucal completa. Isto abrange a escovação dos dentes, a limpeza da língua e o uso do fio dental!  O mais importante disto tudo é que devemos sempre ser um espelho para os nossos filhos. Tu não podes esperar que teu filho escove os dentes com prazer, se tu não o fazes! E o uso do fio dental também entra neste 'miolo': devemos também usar o fio dental para a nossa higienização ser completa!

  Quando ainda são muito pequenos, os bebês não possuem dentes, mas a gengiva deve também ser limpa após as mamadas. Eu não digo (porque também não o fiz) que devemos fazer esta limpeza após cada mamada. Mas pelo menos 3 vezes ao dia, para que o bebê se acostume com o ritual da higienização. Pegue uma gase com um pouco de água limpa e coloque sobre o teu dedo, e faça a limpeza bucal do pequeno. Existem também artigos  próprios para esta limpeza, conhecidos como 'meias de dedo' ou 'luvas de higienização bucal'. 


(meia de dedo ou luva de higienização)



  Quando aparecerem os primeiros dentinhos, os cuidados devem ser ainda maiores. A limpeza bucal deve ser feita com maior cuidado até mesmo para não machucar a boca do bebê. Às vezes, com o intuito de limpar melhor o dentinho, podemos machucar o bebê e provocar um trauma, fazendo com que ele deixe de ter prazer na 'escovação'. Eu recomendo também os limpadores de gengiva, para que o bebê possa morder bastante (nesta fase da erupção dental eles querem morder tudo e babam muito!!) e aliviar a coceira na gengiva. A partir do momento que o bebê já têm dentes, pode-se introduzir o uso do fio dental, que fará a limpeza entre os mesmos, evitando a cárie e as placas bacterianas também.



(limpador de gengiva)

 Quando surgem os primeiros molares (os dentes maiores, que ficam na parte de trás da boca) deve-se trocar o uso da gase (ou luvas de higienização) pela escova dental. Alguns dentistas já recomendam o uso de creme dental a partir deste momento, e confesso que foi o que eu fiz aqui em casa. Pelo menos à noite, sempre usava o creme dental na Isa para garantir uma limpeza melhor. (Aqui quero fazer um parênteses: Alguns dentistas são contra o uso do creme dental enquanto os pequenos não sabem cuspir, mas pesquisas recentes apontam que a quantidade de flúor ingerida pelos pequenos na escovação - sempre assistida por um adulto, que deve colocar no máximo a quantidade do tamanho de um grão de arroz de creme na escova da criança - não causa a fluorose.). E o uso do fio dental a partir deste momento também deve ser obrigatório, além da limpeza da língua (com a própria escova de dentes). A cárie de mamadeira surge de maneira muito rápida e é facilmente evitada através de uma higienização completa na boca da criança. 


(fio dental infantil - sem cera)

 E para que tudo isto seja feito de uma maneira bem divertida e prazerosa para a criança é que devemos sempre fazer esta higienização de uma maneira alegre e divertida! Permita que teu filho brinque um pouco na água, ou que ele possa segurar a escova sozinho e brincar com esta, que será para o resto da vida dele, uma grande companheira! Dê o fio dental na mão dele, permita que ele se familiarize com os acessórios que auxiliam na limpeza. Cante! Invente uma música que o faça rir! Sorria! E boa sorte nas outras etapas do desenvolvimento do teu filho, porque a etapa da higienização bucal tu já venceste!



Um beijo (de hortelã!), Cássia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário