quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Danoninho saudável e caseiro!



Dez em cada onze crianças adoram danoninho, isso inclui o Gael, que quando está doente só come coisas doces e geladas....
O problema é que tal produto contém corante, aromatizante, estabilizante e outros ingredientes que eu nem sei o que são. O jeito foi encontrar uma versão caseira que apresentasse o mesmo sabor docinho/azedinho do original. Conseguimos isso misturando coalhada seca e geléia de morango!




Géleia de morango:

Em uma panela, coloque 15 morangos, de preferência orgânicos, picados. Junte meio copo de açúcar e deixe cozinhar por mais ou menos 20 minutos, mexendo sempre. Se precisar, coloque um pouquinho de água.



Coalhada seca:

Você vai começar fazendo um iogurte caseiro. 
Aqueça um litro de leite integral até mais ou menos 40 graus (você sabe que chegou nesse estágio quando consegue colocar um dedo dentro da panela e aguenta contar até dez). Acrescente um pote de iogurte – o segredo para dar certo é ele ter sido fabricado há menos de 10 dias. Tem de ser a versão natural (sem frutas) e não pode ser do tipo “cremoso”, que tem amido. Pela nossa experiência, as melhores marcas são Nestlé, Parmalat e Vigor – integral ou desnatado. Misture bem. Depois coloque a panela tampada no forno pré-aquecido, mas desligado. Deixe ali por seis horas, com a lâmpada acessa, retire e leve a geladeira por 24 horas. Após isso, se juntar soro, retire o excesso e misture.


Agora transforme o iogurte em coalhada seca:

Escorra o iogurte em um tecido de algodão limpo, como uma fronha velha ou um pano de prato separado apenas para isso, por exemplo. O soro vai escorrer para a vasilha enquanto o iogurte vai ganhando consistência de coalhada, vai ficar no pano. Coloque dentro da geladeira pois o processo demora algumas horas. Depois é só retirar a colhada do pano.

Enfim o danoninho!
Misture a coalhada com a geléia e pronto! Com o tempo você vai experimentando qual a quantidade ideal para ser colocada de cada um.


beijos da Fer e do Gael

Nenhum comentário:

Postar um comentário